Automação industrial é a aplicação de softwares, equipamentos e técnicas em um máquina ou processo industrial que visa melhorar a produtividade de uma empresa ao aumentar o número de itens produzidos de forma a aumentar a qualidade e diminuir os custos de produção, melhorar as condições de trabalho das pessoas, aumentar a segurança e realizar operações que seriam impossíveis de controlar intelectualmente ou manualmente.
Cada vez mais os segmentos de produção industrial, transportes, geração de energia, e muitos outros necessitam de um número crescente de novos sistemas e máquinas automatizadas. Isto se dá em função do aumento da produção, dos custos mais baixos de componentes de automação e máquinas, e da qualidade e estabilidade de novos produtos. Atualmente, um sistema automatizado é composto pela parte operacional e pela parte de controle.
A primeira é uma parte do sistema atuando diretamente no processo e é um grupo de elementos que fazem com que a máquina se mova e realize a operação desejada. Os elementos que compõem a parte operacional são os dispositivos de acionamento e pré-acionamento como motores, cilindros, compressores, válvulas, pistões e também dispositivos de detecção como sensor indutivo, sensor capacitivo, sensor de visão, sensor ultrassônico, etc.
A segunda é a parte programável do sistema que normalmente é executada com a ajuda do CLP (Controlador Lógico Programável). Atualmente, com o aumento do volume de dados e componentes eletrônicos, o mais usual é o emprego dos CLPs e computadores industriais para o controle de máquinas e processos. O CLP é tido como o cérebro na automação industrial, uma vez que ele é capaz de se comunicar com todos os componentes que compõem este sistema de forma a reconhecer as entradas, processar a lógica e atualizar as saídas a todo o momento.
O operador, que é a pessoa responsável por operar a máquina ou processo, visualiza as informações pelos elementos de saída da informação, toma as decisões e coordena os elementos de entrada de ordem que são processados pelo sistema de controle. O controle aciona os pré-atuadores e atuadores que interferem no processo e os sensores e transdutores dão a informação para o controle se tudo está ocorrendo conforme o planejado.
Disponível em:
Adaptado por Centro Acadêmico de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Piauí.
0 comentários:
Postar um comentário