Para a movimentação de carga existe uma grande variedade de
equipamentos, dependendo do tipo de indústria, utilizam-se empilhadeiras
móveis, correias transportadoras, pontes rolantes, pórticos rolantes,
transportadores pneumáticos, talhas, guindastes móveis entre outros. Porém o
que mais se destaca, sendo largamente utilizado na movimentação e elevação de
cargas são as pontes rolantes.
A ponte rolante é um equipamento usado no transporte e
elevação de cargas, geralmente em instalações industriais. Trata-se de uma
estrutura que fica suspensa, normalmente dentro de uma edificação, e que
desloca cargas e materiais no sentido vertical, transversal e longitudinal. São
similares aos pórticos rolantes, com a diferença principal de que estes são
independentes da estrutura do edifício por contarem com quatro colunas portantes montadas sobre
chassis. O equipamento se desloca sobre dois trilhos elevados e paralelos. Pode
ser classificado de acordo com a capacidade de carga ou, então, em função da
frequência de utilização (ocasional, leve, moderado, constante, pesado).
A capacidade de carga pode variar de 0,5 a 300 t - mas, de
forma geral, as pequenas têm uma potência de carga de até 3 t e as grandes
podem chegar até 120 t. As pontes podem ser montadas em pequenos vãos, de
aproximadamente 6 m, até em grandes vãos que chegam a 30 m. A ponte rolante e
as demais máquinas para movimentação de materiais devem estar de acordo com a
ABNT-NBR: 8400 ‘Cálculo de equipamentos para levantamento e movimentação de
cargas’ e seguindo normas de segurança como a Norma Regulamentadora 11 – NR 11
‘Transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais’ e a Norma
Regulamentadora 12 – NR 12 ‘Segurança do trabalho em máquinas e equipamentos’.
1. Componentes
As pontes rolantes são formadas pelos seguintes elementos
principais:
1.1.
Ponte ou viga principal
1.2.
Cabeceiras
1.3.
Viga de rolamento
1.4.
Carro talha
1.5.
Talha
1.6.
Caminho de rolamento
2. Tipos de equipamento
Os tipos mais comuns de ponte rolante são definidos de
acordo com a forma de apoio da estrutura principal (sobre ou sob os trilhos) e
de acordo com a quantidade de vigas (uma ou duas). As tipologias podem combinar
entre si.
2.1.
Tipo de apoio
a.
Ponte rolante apoiada
b.
Ponte rolante suspensa
2.2.
Quantidade de vigas
c.
Univiga
d.
Dupla-viga
3. Operação
A ponte rolante tem seus movimentos longitudinal,
transversal e vertical garantidos por motores elétricos. Dependendo do tamanho
e potência do equipamento, os movimentos podem ser comandados por controle
remoto via radiofrequência, por um operador na cabine ou, então, por botoeira
pendente (painel com botões). Embora mais comum, a botoeira pode aumentar o
risco da operação (devido à proximidade do operador com a carga movimentada),
além de diminuir a produtividade.
3.1.
Deslocamento da ponte
3.2.
Deslocamento do carro-talha
3.3.
Guincho
Adaptado pelo Centro Acadêmico de Engenharia Mecânica – UFPI
Créditos à Rodnei Corsini. Ponte rolante: Equipamento
acoplado sobre trilhos tem movimentação aérea para transportar cargas.
Infraestrutura Urbana. Março/2014. Disponível em: http://infraestruturaurbana17.pini.com.br/solucoes-tecnicas/37/ponte-rolante-308775-1.aspx.
Acesso em 07 de abril de 2018.
TAMASAUSKAS, Arthur. METODOLOGIA DO PROJETO BÁSICO DE
EQUIPAMENTO DE MANUSEIO E TRANSPORTE DE CARGAS - PONTE ROLANTE - APLICAÇÃO NÃO-SIDERÚRGICA.
2000. 125 p. Dissertação de mestrado (Mestre em Engenharia Mecânica)- Escola
Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.
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