Tem vontade de fazer um Mestrado ou Doutorado nos Estados Unidos? Sabe como?
O CAEM vem por meio deste post informar que é mais fácil do que pensa!
Os orientadores EducationUSA são responsáveis pela administração e fornecimento de serviços educacionais. Para isso, eles auxiliam estudantes de todos os cursos a alcançarem seu objetivo de cursar uma graduação ou uma pós-graduação nos EUA!
Mas como isso é possível?
Bom, antes de tudo é bom ter em mente que nos EUA os programas de pós-graduação não se separam em latu sensu (especialização) e strictu sensu (mestrado e doutorado) como no Brasil. Porém lá existem programas equivalentes:
Certificate Programs - A duração desses cursos varias de 1 ou 2 meses a 1 ano e meio, geralmente voltado a jovens recém-formados ou com alguma experiência profissional.
Mestrado nos EUA - Os mestrados tem 2 focos principais: profissional e acadêmico. Os mestrados profissionais tem caráter prático e de preparo para o mercado de trabalho, e podem durar de 1 a 2 anos. Os mestrados acadêmicos estão disponíveis em todas as áreas de estudo, e geralmente tem duração de 2 anos.
Doutorado nos EUA - As universidades de pesquisa nos EUA são bastante conhecidas e estão sempre entre as mais bem vistas do mundo. Esse sistema de pesquisa inclui alunos de doutorado que produzem conhecimento, pesquisam e publicam resultados importantes. Há programas de doutorado em uma variedade de áreas, e cada um tem suas especificações em termos dos documentos pedidos na admissão de um candidato e que tipos de bolsas podem oferecer.
O que se deve fazer no processo de admissão?
- Pesquisar e escolher as instituições para as quais vai fazer o application;
- Fazer um cronograma com prazos e documentos específicos pedidos por cada instituição;
- Fazer os testes exigidos - GRE ou GMAT, e TOEFL ou IELTS;
- Preencher formulários de inscrição e formulários complementares;
- Escrever redações;
- Pedir aos seus professores/chefes cartas de recomendação;
- Traduzir históricos escolares.
Quanto custa para aplicar para uma universidade nos EUA?
O processo de admissão a universidades americanas inclui provas de inglês (Toefl ou Ielts), de conhecimento geral (GRE ou GMAT), tradução de documentos, taxas de candidatura, etc. O custo total do processo pode variar entre $1000,00 e $3000,00!
Não tem condições financeiras para se candidatar?
O EducationUSA oferece um programa que cobre todos os custos do processo de candidatura às Universidades, basta ter os seguintes pré-requisitos: Estar interessado em cursar um mestrado ou doutorado nos EUA, ter um bacharelado ou licenciatura e/ou mestrado, ter inglês avançado, excelência acadêmica, vir de uma família de baixa renda e estar envolvido em projetos de pesquisa. Inscrições abertas até 15 de janeiro!
Não tem algum dos pré-requisitos para o programa?
O EducationUSA oferece acompanhamento para qualquer aluno interessado em estudar nos EUA. Além de tudo, a empresa também colabora informando como é possível se manter no local financeiramente, auxiliando na busca de emprego, aonde morar (às vezes dentro do próprio campus da universidade), etc.
Como funcionam as bolsas de pós-graduação?
Mestrado: Bolsas para mestrado tendem a ser institucionais (oferecidas pela própria universidade) ou de uma fundação externa. As bolsas institucionais são majoritariamente por mérito acadêmico. Bolsas parciais são mais comuns que as integrais, e algumas vezes só são oferecidas aos alunos no 2º ano de mestrado. Bolsas oferecidas por fundações geralmente têm um processo seletivo próprio. Fundações brasileiras que oferecem bolsas para mestrado: Instituto Ling, Fundação Estudar e Fundação Lemann;
Doutorado: Programas de doutorado nos EUA, como no Brasil, focam em pesquisa. Não é obrigatório ter um mestrado para fazer um doutorado, especialmente em áreas ligadas às ciências e tecnologia. O comprometimento do aluno com o programa de estudo e pesquisa é essencial. Os doutorados têm duração média de 5 anos, mas podem exceder esse tempo dependendo da área e projeto de estudo. Por isso há muitos programas que oferecem ao aluno admitido isenção de pagamento da anuidade (tuition waiver) e ainda um salário (stipend) por um trabalho como Assistente de Professor ou de Pesquisa. Além de bolsas institucionais, alunos ainda podem recorrer a financiamento externo: CNPq e CAPES.
DÚVIDAS? Acessem o site aqui para mais informações.
DÚVIDAS? Acessem o site aqui para mais informações.
0 comentários:
Postar um comentário